sexta-feira, 3 de outubro de 2008

À propos de… “Aquele Querido Mês de Agosto”

Devo confessar que fui ver o filme com algumas ‘precauções’, seja pelas entrevistas que tinha lido com o realizador, seja por um certo “embandeirar” de alguns críticos que me merecem uma certa reserva ‘mental’! No final da sessão o saldo foi bastante positivo.
O filme é muito bom, muito bom, mesmo!... Apesar de pensar que a sua duração podia e deveria ser inferior. Mas o que mais gostei neste filme é a veracidade da narrativa e a estética documental.
É um filme ético e impregnado de um panteísmo delicioso. Tem algo que me recorda “Onde Bate o Sol” de Joaquim Pinto e de “Agosto” de Jorge Silva Melo, só que mais conseguido. Parece inclusive um ‘remake’ de uma qualquer obra-prima neo-realista.
Para quem como eu nasceu e viveu até ao fim da adolescência na província, não pode se não rever-se naquelas cenas e recordar o passado próximo. Mais, no meu caso, é ainda algo mais, esta é uma história (um filme) que gostaria de realizar. Não idêntico, mas parecido. Pessoalmente, as cenas de baile tê-las-ia filmado em travelling, planos longos e picados, com uma montagem mais “à la Tarantino”…
Ressalvo duas cenas lindíssimas: a do beijo sobre a ponte com os bombos a passar, muito bem conseguida, em que o som dos tambores se sobrepõe ao rumor que podemos imaginar daqueles dois corações palpitantes; e o passeio de moto do mesmo par amorosos pelas estradas de Arganil (a recordar-me as sequências de Moretti na Vespa em ‘Caro Diario’).
Mais haveria para dizer, e tentarei fazê-lo logo que possível. Para já só estas linhas, neste meu regresso à blogosfera.

1 comentário:

Paula Crespo disse...

Também vi o vilme e também gostei muito. Uma lufada de ar fresco na cinematografia nacional! Aliás, como é de esperar, dei a minha opinião em dois post meus
http://umaespeciedemim.blogspot.com/2008/09/realidade-um-lugar-estranho.html

e
http://umaespeciedemim.blogspot.com/2008/10/o-candidato-candidato.html

Resta acrescentar que este filme é o candidato português a uma nomeação para os óscares, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, se bem que a concorrência é apertada, principalmente com os filmes candidatos do Brasil, França e Itália...