segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Estiveram por cá... Músicas do Mundo: Cidadania e Civilização



Orchestra di Piazza Vittorio

No final de Agosto passaram pelo CCB. Em Novembro de 2006 já os havia 'postado' no Política, Cidania e Civilização.
Republico o post de então:

Continuando no eixo cultural do post anterior, quero deixar aqui notícia da existência desta excepcional orquestra, que congrega músicos com origens tão diversas quanto a Itália, Senegal, Brasil, Tunisia, USA e Argentina.
Graças à recepção via satélite da RAI3, é-me possível ver nos domingos à noite o soberbo programa de TV (quanto bom seria ter algo parecido no nosso écran tuga!!!) "Parla con Me", onde no passado dia 12 foram ouvidos/entrevistados alguns elementos da Orchestra, a propósito do lançamento do seu último álbum 'Sona' e da exibição do documusical "L'ORCHESTRA DI PIAZZA VITTORIO - un film di AGOSTINO FERRENTE".
Filme este exibido no cinema Sacher (de Nanni Moretti) em Roma, após cujo término se segue diariamente um concerto por parte de alguns músicos da orquestra (a composição do ensemble varia diariamente!)...
Enfim, boas notícias que, a dizer a verdade, ignoro se também acontecem por cá. Aliás, aproveito para "desafiar" o António Pires, do Raízes e Antenas (Óptimo blogue) a comentar/desenvolver este meu post, dado o seu domínio na matéria.
Foi um óptimo momento musical e sábias foram as palavras do realizador do documusical e do director da orquestra: num momento em que tantos problemas acontecem devido ao choque de culturas e religiões, a 'Orchestra' é o exemplo vivo de que pode haver convivência pacífica de culturas e que a mesma pode ter óptimos resultados!
Para aprofundamento, cliquem, para acederem aos sítios da "Orchestra" e do programa televisivo ("Parla con Me").

Sem comentários: