terça-feira, 4 de setembro de 2007

A Minha Vida Sem Mim


A Minha Vida Sem Mim, cujo título original é "My Life Without Me", belíssimo filme de Isabel Coixet, de 2003, está por estes dias a ser reposto no Cinema Palmeira em Oeiras.

Consultando a página electronica do CineCartaz do Público, foi com indisfarçável alegria que verifiquei ainda lá constar a pequena crítica ao mesmo que escrevera por altura da sua passagem nas salas portuguesas em 2004!

O texto era (é) o seguinte:
Cinema versus Indústria
Este filme é um poema. E sabemos que a poesia afasta muita gente, a maioria incapaz de a interpretar, pois prefere um longo romance com princípio, meio e fim, onde tudo vem bem explicadinho. O mesmo se passa com o cinema e a indústria do espectáculo. É por isso que o público (orientado pela crítica de cinema lusitana) prefere ver uma dramalhada holywoodiana do que uma produção independente. Há, na minha opinião, uma verdade na Arte, ainda que residual: ou se sente ou não se sente. E o resto das considerações críticas e paracríticas leva-me sempre àquela famosa frase de Truffaut de que todos (somos) podemos ser críticos de cinema..!

1 comentário:

Luís Galego disse...

Eu vi esse filme quando estreou e foi para mim uma grande surpresa. é de uma sensibilidade tal que doi, sem cair em melodramas bacocos...é um filme que vale a pena ver e mais tarde rever.

Um abraço