segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Memórias Cinéfilas - Amarcord 1


Vou tentar, com alguma regularidade, escrever sobre filmes que muito me dizem. Uns receberam críticas positivas, outros aplaudidos unanimamente e outros ainda ignorados ou maltratados.
Há já algum tempo, numa das "idas à FNAC"(i.e. sem um propósito concreto) reteve-me a atenção uma edição importada do incompreendido e maltratado 'Until the end of the world' de Wenders.
Ficaram-me os olhos naquela edição, ainda por cima os extras prometiam e estava a um preço razoável. Espero encontrá-la por lá ainda...
Na altura fiquei a pensar no filme e pude aperceber-me que recordo muito pouco o argumento do filme, mas ficaram-me as imagens.
Efectivamente, Wenders é um cineasta de imagens, à semelhança de Antonioni; não da palavra como o foi Bergman, se bem que Ingmar era também um realizador que pugnava por uma fotografia admirável, o seu director Nikvist é um gestor das 'emoction pictures' tão caras a Wenders...
Assim sendo, não vou escrever muito ainda sobre este filme. Proponho-me visioná-lo assim que possa e depois então voltar ao mesmo.
Se algum dos caros blognautas que me possa eventualmente visitar quiser 'postar' algo, é muito bem vindo.



Federico Visconti

1 comentário:

Luís Galego disse...

Recordo-me de ter visto este filme no King e de certo modo ter ficado impressionado com a forma como o realizador introduziu o uso de imagens de televisão em alta definição na realização de cenas especiais. lembro-me, ainda, de ter ido a correr comprar a banda sonora do filme, que aconselho.