segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Un'ora sola ti vorrei



Amore non ti lascerò desiderare nulla
perchè tutto,
tutto quello che ti potrò dare,
non te lo darò nemmeno:
sarà tuo subito.

- Liseli Hoepli -


'UN'ORA SOLA TI VORREI'
(Italia, 2002, un film di Alina Marazzi), é um filme de uma sensibilidade extrema. Tributo à memória da mãe perdida por uma criança de 7 anos, é um objecto fílmico de uma riqueza enorme. Estamos perante a forma do documentário, mas desta obra extravasam ondas de amor e beleza.

Tive a felicidade de o ver/analisar no I Curso de Cinema Italiano Contemporâneo, organizado pelo Instituto Italiano de Cultura em Lisboa, decorrido de 1 de Março a 10 de Maio de 2007.

Como diz a autora "o filme é a reconstrução da minha experiência de pesquisa do rosto da minha mãe, através da montagem de filmes realizados pelo meu avô. Uma tentativa de lhe tornar a dar vida ainda que só no écrã, um modo para a celebrar recordando-a. Durante quase toda a minha vida o nome de minha mãe foi ignorado, evitado, escondido. O seu rosto também. Contudo, tenho a sorte de a poder ver mexer-se, rir, correr... Até de a ver no seu primeiro dia de vida! E depois de a ver crescer, aprender a andar, casar-se, levar-me a fazer um passeio de barco!"



Sem comentários: