domingo, 14 de outubro de 2007

O Sabor da Melancia, ou "Os Enganos da Razão Crítica"


O "Sabor da Melancia", de Tsai Ming-liang, é um daqueles filmes hiper acariciados por uma certa faixa da crítica cinemaográfica lusa. Fui vê-lo, relativamente contrariado, pesava mais na minha decisão "China, China" de J.P. Rodrigues e J.R. Guerra da Mata (e este, sim, vale o bilhete!), até porque o que conhecia de Tsai, um filme anterior, 'He liu'/The River', tinha-se revelado, o que em jargão cinéfilo se designa por "uma grande seca". Contudo, queria aferir, de persona, o porquê deste incensar de Tsai Ming-liang por uma certa crítica. Tal atitude é priva, na minha opinião, de caução artística para tal.

Este filme não traz nada de novo à criação cinematográfica. Não revela sequer uma nova linguagem. É um filme misógino, citacionista, copia descaradamente planos de Tati e Demy, e a crítica subjacente à indústria do cinema pornográfico, querendo ter graça, não tem graça nenhuma: falta-lhe espessor e peca por não ter uma visão hetero da questão, isto é, objectiva.

Enfim, tanta parra para pouca uva! (Apesar da quantidade de melancias e sumo da mesma!!!).

Por outro lado - e daí o título deste post - um filme, esse sim com uma nova linguagem e a poder merecer alguma condescendência crítica, Nuovomondo (The Golden Door/A Porta da Fortuna) de um 'bravo' cineasta italiano, Crialese, passa despercebido e ostracizado pela crítica, quando não maltratado com uma miserável bolinha!!!

Enfim, gostos não se discutem. Mas mais uma vez me convenço que Truffaut tinha razão quando dizia algo como "todos temos duas profissões, a que efectivamente exercemos e a de crítico de cinema"! Ele lá saberia porquê...

Sem comentários: