terça-feira, 2 de outubro de 2007

Se o DIP existisse, não haveria ditadura em Myanamar





É verdade, se o Direito Internacional Público não fosse uma 'ficção', não haveria ditadura em Myanamar.
O que está suceder na Birmânia (Myanamar) é o exemplo visível da hipocrisia internacional relativamente aos direitos humanos. Não será de estranhar pois, que um dos principais aliados desse ignóbil regime seja a China!
Esperemos que quando a Comunidade Internacional se decidir a intervir não seja já demasiado tarde. As sanções que a União Europeia está a aplicar/ou pretende aplicar temos sejam insuficientes. Seria necessário ir mais além... A conjuntura político-social da área é delicada, pelo que os abutres imperialistas têm algum receio de atacar as reservas naturais, uma vez que outros predadores por lá rondam!

Faço minhas as palavras de S.S. o Dalai Lama: "Today, we are truly a global family. What happens in one part of the world may affect us all."

Tudo isto me recorda o meu exame escrito de Direito Internacional Público onde já em 85/86 eu defendia a total impotência e inoperabilidade da ONU enquanto continuar a ser controlada e manipulada pelo veto alternado de Estados militarizados com uma História manchada por tantos crimes de guerra e políticos.A diplomacia passa sem dúvida por equilíbrios sustentados no poder de dissuasão, na defesa de interesses económicos, mas deveria talvez refundar-se e basear-se sobretudo na Moral e no bom senso.

Sem comentários: